Os almoços de sábado vão ficar mais animados no Lar das Cegas. A movimentação se deve a um treinamento para comer, que tem como objetivo adaptar todas as internas a fazer as refeições com garfo e faca. A novidade é estendida até mesmo ao prato de sobremesa.
Para que o treinamento começasse, a compra de novos pratos foram necessários. Isso porque antes, a maioria delas almoçava em um prato de alumínio, e agora almoçam no tradicional prato liso (pelo menos aos sábados).
“O foco é orientar. Para isso os alimentos são sempre na mesma posição: carne do lado de baixo, arroz e feijão em cima, um legume do lado direito, outro legume e salada do lado esquerdo” conta Iriene Soares, idealizadora do projeto.
Iriene é graduanda de Tecnologia em Comunicação Assistiva na PUC-MG e desenvolve o projeto ao lado da colega de curso Eliane Pereira. Ela conta que a ideia surgiu através de um pedido de uma visual, e foi implementado no começo de Março no Lar das Cegas.
Perguntada sobre as expectativas, ela não exita muito ao responder: “A minha expetativa é que eu termine esse projeto com todas sabendo usar os talheres, alimentando no prato aberto, comendo sobremesa no prato de sobremesa…”. Nós estaremos acompanhando todo o processo!
Confira as fotos do primeiro almoço:
A disposição dos alimentos no prato será sempre a mesma.
As internas almoçando no primeiro dia de treinamento
A interna Maria de Jesus recebendo instrução.