Associação disponibiliza curso gratuito de informática para deficientes visuais carentes

           A Associação de Cegos Louis Braille, com o apoio da Mascarenhas Barbosa Roscoe S/A, inaugurou um curso de informática para deficientes visuais carentes.  As aulas, que acontecem semanalmente no Lar das Cegas, instituição mantida pela Associação, são gratuitas e com turmas de até 10 pessoas. A ideia central é atender a comunidade e facilitar a inclusão dos cegos, que ainda têm dificuldades em se inserir no mercado de trabalho. O processo teve início no dia 5 de fevereiro e será finalizado em junho.
       Além disso, a Associação oferece uma lan house gratuita, com disponibilização de até 6 horas semanais, mediante o agendamento prévio, para que os alunos desenvolvam suas habilidades. “Não queremos simplesmente oferecer o curso, mas sim ensinar informática básica. Para isto estamos disponibilizando horas para prática individual, apostilas em braille e mobilizando voluntários para aulas individuais de reforço”, conta Caio Pimenta, presidente da ACLB.
          Através de um processo de aprendizagem intensivo, com aulas quartas e sábados, de 9h às 11h, a motivação dos envolvidos é que o conhecimento seja consistente. Para isso, o laboratório foi reformado recentemente e conta hoje com 10 novos Computadores, Impressora Braile e um Scanner BookReader. Além disso, eles contam com leitores de tela gratuitos e o Virtual Vision cedido pelo Santander.

       Com o andamento bem sucedido e muita procura por capacitação, o desafio da instituição é estimular colaboradores e voluntários, além de firmar novas parcerias, para novas ações do mesmo formato. “Nosso projeto maior é conseguir outras parcerias com empresas e Instituições, para efetivar o uso pleno do laboratório pela comunidade dos deficientes visuais”, completa Caio. 

 Primeira turma de informática ACLB
Carla, Ronaldo e Claudete

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s