Você já se deparou com aquele piso cheio de bolinhas nos passeios? Você sabe do que se trata? Trata-se do Piso Tátil, que nada mais é do que um piso diferenciado, com textura e cor, que possui a função de orientar o deficiente visual em sua trajetória, dando-lhe autonomia em seu dia a dia.
A sinalização tátil no piso pode ser de dois tipos: de alerta ou direcional. As duas devem ser de cores contrastantes com a do piso tradicional, podendo ser sobrepostas ou integradas ao já existente. Deve ser perceptível por pessoas com deficiência visual e baixa visão.
A sinalização de alerta, conhecida pelo formato de “bolinhas”, tem como função alertar a pessoa com deficiência de que, à frente, há algum obstáculo, uma escada, uma rampa, a porta de um elevador, o rebaixamento de uma calçada ou um desnível, como uma plataforma de embarque e desembarque.
Já a sinalização direcional, que tem linhas verticais, serve para orientar o trajeto e deve ser usada em áreas de circulação. A aplicação deve indicar o caminho a ser percorrido, funcionando como uma trilha. Ressaltamos que a norma NBR 9050 da ABNT estabelece as condições de instalação das placa.s