Jovem cria “Uber” para cadeirantes

Enquanto o Uber tem causado polêmica no Brasil, no resto do mundo ele é bem aceito e tem inspirado novas ideias para solucionar problemas. A novidade da vez é o Wheeliz, um projeto que disponibiliza carros adaptados para pessoas com deficiência, cobrando menos da metade do valor de uma diária das locadoras de veículos.

A ideia é da francesa Charlotte de Vilmorin, cadeirante, que diz ter enfrentado, por muito tempo, diversos problemas no aluguel de veículos em Paris: “É muito difícil se locomover quando se está em uma cadeira de rodas, porque o transporte público não é acessível”, afirmou Charlotte.

aa

Segundo ela, muitas pessoas são donas de carros adaptados na França, mas, por diversos motivos, não fazem uso dos mesmos e acabam deixando-os guardados em suas garagens. Com isso, a proposta visa alugar esses veículos por cerca de US$ 55 por dia e disponibilizá-los aos cadeirantes. Desse modo, os proprietários ganham um dinheiro extra e os usuários contam com mais conforto e mobilidade por um preço mais justo.

O sistema já conta com 120 carros em Paris, Nantes e Bordeaux. Atualmente, 900 usuários estão registrados no banco de dados da empresa. “Eu realmente acredito que há uma oportunidade para a economia e o consumo colaborativos, o que pode tornar a mobilidade mais acessível para quem usa cadeiras de rodas”, destaca Charlotte.

De acordo com a idealizadora do projeto, há planos para lançar a plataforma como aplicativo e também realizar o contrato fixo de motoristas. Em breve, o serviço também poderá ser lançado em outros países.

Ideias inovadoras assim são imprescindíveis para um mundo mais justo e igualitário. Gostou?
Veja outras ideias inspiradoras:

Novidade:Relógio para os deficientes visuais

Bom Exemplo ACLB: voluntária desenvolve projeto de sinalização em Braille que facilita o dia a dia de deficientes visuais.

Matéria retirada do “Deficiente Ciente”. 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s