Jogos Paralímpicos: Vôlei Sentado

O vôlei sentado surgiu da junção do vôlei convencional com um esporte alemão praticado por pessoas com pouca mobilidade, mas sem rede, chamado sitzbal. A união das duas modalidades fez surgir o vôlei sentado em 1956. Utilizando basicamente as regras do vôlei, o esporte tem um ritmo frenético e é disputado oficialmente desde as Paraolimpíadas de Arnhem-1980, na Holanda. Em Toronto-1976 apareceu como exibição.

Quando entrou no programa paraolímpico, o vôlei sentado dividia espaço com a modalidade disputada em pé. Após 24 anos compartilhando os holofotes, a modalidade ganhou destaque de vez a partir dos Jogos de Atenas-2004, quando o vôlei paraolímpico passou a ser disputado apenas com os atletas sentados.

Podem competir no vôlei sentado jogadores amputados, paralisados cerebrais, lesionados na coluna vertebral e pessoas com outros tipos de deficiência locomotora. Uma das regras principais do esporte é que os atletas não podem bater na bola sem estar em contato com o solo.

Entre os Jogos de Arnhem-1980 e Sidney-2000, apenas os homens participaram das disputas do vôlei sentado. A estreia das mulheres só ocorreu nos Jogos de Atenas-2004. Naquele ano, seis equipes brigaram pelas primeiras medalhas femininas da modalidade. O ouro ficou com a China, que venceu a Holanda por 3 sets a 1 na final. As holandesas conquistaram a prata. Já o bronze foi para os Estados Unidos, que derrotaram a Eslovênia também por 3 sets a 1.

O Brasil não participou do vôlei sentado feminino até as Paraolimpíadas de Londres-2012. As brasileiras caíram justamente no grupo da China e dos Estados Unidos e acabaram eliminadas na primeira fase. A seleção verde e amarelo, no entanto, venceu a Grã-Bretanha e a Eslovênia para ficar com a 5ª posição em sua estreia paraolímpica.

Via: Brasil 2016 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s