A surdocegueira se dá quando a visão e a audição são prejudicadas simultaneamente e em graus de perda diferentes. Ela não é uma somatória das deficiências, podendo não haver a perda total dos dois sentidos.
Por ser desprovida de dois sentidos sensoriais importantes, a pessoa com surdocegueira tem dificuldades para desenvolver a compreensão do ambiente, o que muitas vezes pode gerar um isolamento das informações ao seu redor. Pensando nisso, reunimos cinco meios que podem te ajudara entender a comunicação com um surdocego.

Cuidadora Amanda falando com a moradora Francisca
1. INTÉRPRETES E LÍNGUA DE SINAIS
Um surdo de nascença tem a língua de sinais como a materna. Com a perda visual, o surdocego visualiza mentalmente as características de cada sinal através do movimento. Já o intérprete do surdocego, na maioria das vezes exerce também a função de guia e guia-intérprete.
2. BRAILLE
A técnica Braille consiste de pontos em relevo que combinados formam letras e números. A técnica Braille constitui-se de “seis pontos não obrigatoriamente em relevo” para estabelecer uma comunicação, ou seja, onde houver a possibilidade de trabalhar “seis pontos”, a técnica Braille estará sendo usada e bem aceita.
3. ALFABETO DACTICOLÓGICO
Cada uma das letras do alfabeto corresponde a uma determinada posição dos dedos da mão. Trata-se do alfabeto manual utilizado pelas pessoas surdas. Apenas no caso da surdocegueira que esse alfabeto é adaptado para a versão tátil.
4. TABLITAS DE COMUNICAÇÃO
Fabricadas em plástico sólido, as letras e os números são representados em relevo,assim como caracteres do sistema Braille. As letras e os números estão superpostos aos caracteres Braille. O dedo da pessoa surdocega é levado de uma letra/número a outra (o) ou de um caractere a outro, estabelecendo desta forma a comunicação.
5. LETRAS DE FORMA
A única condição necessária para que funcione é que nosso interlocutor conheça as letras maiúsculas do alfabeto: As letras são feitas na palma da mão, ou em qualquer outra parte do corpo do surdocego. Então o dedo indicador do interlocutor ou o dedo do surdocego funcionam como uma caneta.
Pode parecer complicado se comunicar com uma pessoa surdocega e a falta de instrução pode ajudar para que isso seja verdade. Mas com um pouquinho de ajuda e muito carinho, todos nós somos capazes de nos entender.