Você conhece os Audiogames?

Os audiogames são jogos que utilizam o som para construir a jogabilidade do jogo, eliminando assim, o papel do vídeo. Tal característica os torna acessíveis para deficientes visuais de diferentes graus.

Existem diversos  tipos de audiogames, alguns contam com recursos gráficos, outros com sonoridades 3D ou normal, mas tudo depende da proposta do jogo.

A sonorização em 3D cria uma sensação de áudio em 360 graus que disponibiliza todo o auxílio que o jogador precisa para jogar e localizar todas as ações do jogo.

Os audiogames que não precisam desse modelo de áudio, utilizam o áudio simples que apenas indica uma ação e reação. Como acontece na adaptação de “Campo Minado”, por exemplo: o jogador se move no tabuleiro pelas setas do teclado e o efeito sonoro indica as casas disponíveis, as que já foram abertas, o limite do tabuleiro e a mina. Essa indicação sonora pode ser feita por um narrador ou por uma narrativa que oferece opções de movimentos para o jogador escolher.

Exemplo de audiogame:

As novidades no mundo dos jogos acessíveis ficam ao encargo da criatividade dos desenvolvedores. Alguns deles criam meios para que jogadores videntes também possam jogar, desenvolvendo jogos online com gráficos bem trabalhados e áudio imersivo que agrada a todos os públicos.

Além do entretenimento, os audiogames também podem ser usados como terapia para diferentes tipos de deficiência. No caso da visual, os jogadores desenvolvem sua audição e aperfeiçoam sua capacidade de percepção do ambiente, além de aumentar a confiança e autoestima. Para as pessoas videntes, esses jogos ajudam a testar a capacidade auditiva.

Fonte: TechTudo

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s