Como são os sonhos de um deficiente visual

Sonhar com situações do dia a dia ou com aquele rosto que vimos pela manhã, é algo normal em nossas noites de sono. Mas você já se perguntou como são os sonhos de uma pessoa com deficiência visual? Nesse texto, iremos explicar melhor.

Nossos sonhos são compostos por imagens que temos em nossas lembranças, sejam de ontem ou de anos atrás. Sendo assim, as pessoas que ficaram cegas em algum momento de suas vidas, sonharão com o que elas viram antes de portar a deficiência, incluindo as cores. Mas as suas lembranças ficam “congeladas” na memória, assim, a idade das pessoas e de tudo que eles viram pela ultima vez, serão as mesmas.

Há quem perdeu a visão enquanto bebê ou bem novo, nesse caso, suas imagens serão bem rudimentares, pois os bebês não enxergam muito bem.

No caso de quem já nasceu com deficiência visual, os sonhos são lembranças do dia a dia e de suas vivências, iguais aos nossos. Mas nesse caso, como eles não possuem lembranças visuais, seus sonhos são compostos por imagens perceptivas como imagens auditivas, táteis, olfativas e gustativas. E mesmo sem terem imagem visual, a sensação que um deficiente visual de nascença tem ao sonhar, é a mesma em relação a uma pessoa que pode enxergar.

Apesar de possuírem suas limitações, as pessoas com deficiência visual não são tão diferentes das pessoas que enxergam, nem em seus cotidianos e nem em seus sonhos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s