O Lar das Cegas conta com uma moradora diferenciada: a corredora Ana Paula. A interna corre há mais de 6 anos e nesse tempo participou de diversas competições. Ao entrar no quarto de Ana já é possível perceber como ela já foi premiada. Diversas medalhas e troféus ficam espalhados pelo cômodo, atitude típica de uma atleta campeã.
Ela já ganhou muitos prêmios, e também viajou para outras cidades e estados atrás de competições. “ Já estive em Uberlândia, São Paulo, Goiás, Brasília…”, conta. Questionada sobre a dificuldade de correr e participar de competições sendo deficiente visual, ela não demora muito para responder: “Não vejo grande dificuldade ou empecilho o fato de não enxergar. Hoje sou considerada uma atleta de alto rendimento”, completa a corredora.
A última grande conquista foi a segunda colocação na volta da Pampulha. O processo acontece com o auxílio de um guia, que corre ao lado da interna. Eles ficam ligados por uma corda, que auxilia para que a corrida seja mais segura.
Ana corre todos os dias da semana, exceto domingo. Gosta de treinar no Parque Municipal, na Academia da Polícia e na Av. dos Andradas. Ao falar sobre e importância do treinamento: “Sem correr não sou ninguém. A corrida me deixa mais calma e mais centrada”.
O quarto de Ana Paula com alguns troféus
Troféu da Volta da Pampulha
Ana Paula com algumas das medalhas conquistadas